27 maio, 2009

SECRETARIADO PAROQUIAL DA CATEQUESE


“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda a criatura:
Quem acreditar e for baptizado será salvo” (Mc 16, 15-16)


Olhando para a sua messe, tão vasta e necessitada de operários, passou o Senhor pela minha casa e chamou. Preciso de ti! Vai sem medo, cuidar do meu terreno querido, para que haja fruto abundante. Não te preocupes com a semente, essa nunca faltará. Lança-a à terra, põe nesta tarefa o teu cuidado, o teu trabalho, o teu esforço, o teu entusiasmo e alegria… Olha que sou Eu que a faço crescer!
É necessário para que todos me conheçam e, em mim, encontrem sentido e vida. De que instrumentos posso Eu dispor? De todos, certamente! Também tu és meu. Vai para minha vinha particular – a Catequese - apenas me quero servir de ti como meu instrumento. Não questiones a hora e muito menos os teus fracos recursos. No lugar onde moras, na realidade do teu meio, na Diocese de Vila Real, quero contar contigo para esta missão urgente e que me é tão querida! Sou Eu que conduzo os teus passos e, quanto à hora, pertence-me a mim escolhê-la e saber qual a mais favorável. É questão de amor, é questão de fé… Isto tem a ver comigo, mas não foi assim também contigo, querido Catequista?
Paixão por Cristo, paixão pelo mundo, é desafio que nos desinstala e nos faz correr alegremente a levar a Boa Notícia da salvação. Quem pode permanecer indiferente ou surdo à insistência do toque de Deus? Nós, Secretariado da Catequese, dissemos sim e sim com a vida. Estamos ao serviço da Igreja, sentimo-nos parte viva dessa mesma Igreja e, em comunhão com toda a Igreja, lançámo-nos nesta grandiosa missão.
O campo é muito vasto e a necessidade de chegar a todos os Catequistas, a todas as Paróquias, a todas as famílias, ao coração de todas as crianças e adolescentes alarga os nossos sonhos e empurra-nos alegremente para o trabalho. Há dificuldades, sem dúvida, mas abunda a esperança e a alegria!
Temos dado o nosso melhor à causa da Catequese e, desse jeito, continuaremos confiantes no Senhor Jesus e na colaboração do nosso Pároco e de todos os Catequistas.
A formação dos Catequistas tem sido e continua a ser a prioridade deste Secretariado. Acreditamos que só por aí é possível uma verdadeira Catequese, capaz de aproximar os homens de Deus e de transformar o mundo. A Igreja precisa de Catequistas conscientes da sua vocação e missão. E todos sabemos que mais do que ensinar doutrina e comportamentos, a missão do catequista é levar a Jesus os destinatários da Catequese, é iniciá-los no conhecimento e na amizade com o Senhor Ressuscitado que ele próprio já experimentou. Que maravilha quando o Catequista se entende e se apresenta como um discípulo que conheceu e seguiu Jesus Cristo e n’Ele encontrou a luz para o caminho da sua vida!
Quanto mais nos consciencializamos da necessidade de formação mais a desejamos e mais vontade temos de percorrer este caminho que nos abre sempre mais e mais a novas possibilidades. A Catequese é a tarefa prioritária da Igreja. É tarefa exigente mas sem Catequese não pode haver Igreja. E sem Igreja não há Catequese. Despertar para esta realidade é dar à Catequese o lugar que lhe é devido. Cuidar dos Catequistas e da Catequese é cuidar da vitalidade da nossa Igreja.
O Secretariado da Catequese louva o Senhor pelos Catequistas e com os Catequistas. Foi o mesmo Senhor que nos chamou e continua a entusiasmar. Ser mensageiro da Palavra de Deus não é um título de glória e projecção pessoal, mas um serviço que pede humildade e sacrifício. Continuemos Catequistas empenhados, activos, responsáveis, disponíveis, verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, capazes de contemplar o Seu rosto… sejamos apóstolos que vivem, anunciam e testemunham a fé em Jesus Cristo Ressuscitado com coragem e alegria.
Um ano muito fecundo espiritualmente, cheio das bênçãos de Deus e na companhia materna de Maria é o que desejamos a todos.

O nosso bem haja a todos.


Sem comentários: