21 maio, 2009

QUERIDOS PAIS,

A Primeira Comunhão dos vossos filhos é um acontecimento muito importante.

Estimados Pais das crianças da Primeira Comunhão:
A festa da Primeira Comunhão dos vossos filhos é também a vossa festa. Eles são fruto do vosso amor, cresceram com a vossa dedicação, dão este passo apoiados em vós. Manifesto-vos, por isso, a alegria e o reconhecimento da Igreja pela celebração da Primeira Comunhão.
Desejo chamar a vossa atenção para o fundamento espiritual e interior desta festa: É a visita maravilhosa do Senhor Jesus, presente no sacramento da Eucaristia, ao coração dos vossos filhos. É este fundamento espiritual que dá beleza e encanto à Primeira Comunhão. Se cuidamos só do brilho e da aparência exterior (as roupas, as flores, o lanche, as prendas…) e esquecemos a visita sacramental de Jesus, esvaziamos a festa do seu significado. Certamente, todos desejamos que a Primeira Comunhão seja o início de uma amizade profunda e duradoura com o Senhor que dê, ao longo da vida (deles), muitos frutos: frutos de alegria, de esperança, de amor, de santidade e de paz.
Além de ser um encontro íntimo com o Senhor e uma ligação mais activa com a Igreja, a Primeira Comunhão é ainda uma festa da família. Dá continuação ao Baptismo que os pais pediram. De facto, o Baptismo está orientado para a Eucaristia e a Eucaristia é a coroa do Baptismo. Vós, Pais, sois, portanto, chamados a preparar e a viver com os vossos filhos este momento da Primeira Comunhão. Como podem e devem os Pais preparar esta celebração?
Educar na amizade com Jesus ensinando os filhos a falar-Lhe através da oração. Procurem os Pais criar nos filhos hábitos de oração.
Iniciar os filhos nos gestos e sinais de veneração pela presença de Jesus na Eucaristia (No Santíssimo Sacramento, como dizemos habitualmente). Entrem com os filhos na Igreja da vossa comunidade e ensinem-nos a descobrir e a venerar Jesus na Eucaristia (chamem a atenção para o significado da lâmpada do Santíssimo, do silêncio, da genuflexão, do gesto de se benzer, do momento de oração pessoal, etc.).

Participem com os vossos filhos na Eucaristia Dominical e na comunhão; esforcem-se por acompanhar os filhos na participação da Missa Dominical.

Sem comentários: