22 setembro, 2011

Jornadas Nacionais de Catequistas



«A Catequese e a Família» é o tema escolhido para as Jornadas Nacionais de Catequistas 2011 que vão decorrer na igreja da Santíssima Trindade, de 7 a 9 de outubro.

A iniciativa do Secretariado Nacional da Educação Cristã tem como objetivos “refletir sobre a relação entre a família e a catequese” e “potenciar o desenvolvimento de estratégias de trabalho com as famílias, no contexto da catequese”.

O encontro começa pelas 21h15 de 7 de outubro, sexta-feira, com uma oração, seguindo-se, às 21h45, a primeira conferência - “A Catequese Familiar: um modelo” -, pelo padre Vasco da Cruz Gonçalves.

Às 22h45, acontece o lançamento do livro «A Catequese Familiar: reflexões e propostas de trabalho».

O segundo dia de trabalhos inclui a conferência - “A Catequese e a Família, desafios pastorais” - , pelo padre Emílio Alberich, que se prolonga até às 12h30, após breve intervalo.

A partir das 15h00, desenrola-se um conjunto de conferências por unidades temáticas: “O Despertar Religioso”, irmã Maria José Bruno; “A Catequese Familiar: orientações para a prática”, padre Vasco Gonçalves e Luísa Boléo; “A Catequese Intergeracional: orientações para a prática”, Isabel Oliveira; “Trabalhar com as Famílias na Catequese”, Cristina Sá Carvalho e irmã Isolinda Almeida; “A Catequese dos Adolescentes: interrogações”, padres Paulo da Costa Malícia e Manuel Queirós da Costa.

No domingo, decorre a terceira conferência, intitulada “A Catequese Intergeracional”, por Isabel Oliveira.

Às 11h00, os participantes tomam parte na eucaristia que vai ser celebrada no recinto de oração do Santuário de Fátima.

As jornadas são antecedidas, no dia 7, por uma reunião de equipas dos Secretariados Diocesanos da Catequese, entre as 11h00 e as 18h00, no seminário do Verbo Divino, Fátima.

Este momento inclui a palestra “O futuro da catequese: desafios”, pelo padre Emílio Alberich.

Sem comentários: