23 janeiro, 2008

Palavra do Papa

O Arciprestado
Palavras de Bento XVI: 100 anos da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
Queridos irmãos e irmãs:
Há dois dias, iniciamos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, durante a qual católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes, conscientes que sua divisão constitui um obstáculo para o acolhimento do Evangelho, imploram juntos ao Senhor, de forma ainda mais intensa, o dom da plena comunhão. Esta providencial iniciativa nasceu há cem anos, quando o Pe. Paul Wattson iniciou os Oito Dias de oração pela unidade de todos os discípulos de Cristo. Por isso, hoje estão presentes na Praça de São Pedro os filhos e as filhas espirituais do Pe. Wattson, os Irmãos e Irmãs doAtonement, que saúdo cordialmente e que encorajo a prosseguir em sua especial dedicação à causa da unidade. Todos nós temos o dever de rezar e agir para a superação de toda divisão entre os cristãos, respondendo ao desejo de Cristo «Ut unum sint». A oração, a conversão do coração, o fortalecimento dos vínculos de comunhão formam a essência deste movimento espiritual, que desejamos que possa conduzir rapidamente os discípulos de Cristo à comum celebração da Eucaristia, manifestação de sua plena unidade.
O tema bíblico deste ano é repleto de significado: «Orai sem cessar» (1 Ts 5, 17). São Paulo se volta à comunidade de Tessalônica, que vivia em seu interior contrastes e conflitos, para pedir com força algumas atitudes fundamentais, entre as quais distingue-se a oração incessante. Com este seu convite, ele quer fazer compreender que da nova vida em Cristo e no Espírito Santo provém a capacidade de superar todo egoísmo, de viver juntos em paz e em união fraterna, de suportar cada um, de bom grado, os pesos e os sofrimentos dos outros. Não devemos mais cessar de orar pela unidade dos cristãos! Quando Jesus, durante a última Ceia, rezou para que os seus «sejam uma coisa só», tinha em mente uma finalidade precisa: «para que o mundo creia» (Jo 17, 21). A missão evangelizadora da Igreja passa, portanto, pelo caminho ecumênico, o caminho da unidade de fé, do testemunho evangélico e da autêntica fraternidade.
Como em todo ano, estarei na próxima sexta-feira, 25 de janeiro, na Basílica de São Paulo fora dos Muros para concluir, com as Vésperas Solenes, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Convido os romanos e peregrinos a unirem-se a mim e aos cristãos das Igrejas e Comunidades eclesiais que participarão da celebração para invocar de Deus o dom precioso da reconciliação entre todos os batizados. Que a Santa Mãe de Deus, da qual hoje se recorda a aparição a Afonso Ratisbonne na Igreja de Santo André delle Fratte, obtenha do Senhor para todos seus discípulos a abundância do Espírito Santo, de modo que juntos possam chegar à perfeita unidade e oferecer assim o testemunho de fé e de vida do qual o mundo tem necessidade
urgente..

Sem comentários: